

Prazer, Ciência!
podcast e divulgação científica em Química
Expositores

Emanuelle A Fernandes Malvão de Souza
Licencianda em Química - UFF Volta Redonda

Natany Dayani de Souza Assai
Docente do Departamento de Química - ICex , UFF Volta Redonda

Pedro Henrique Raposas Moreira
Licenciando em Química - UFF Volta Redonda
Instituição: Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
Nesta exposição, apresentaremos o nosso “Prazer, Ciência!”, um podcast utilizado, como recurso didático digital (RDD), com o intuito de realizar divulgação científica sob uma nova ótica. Um RDD possibilita a veiculação de informações entre professores e estudantes, agregando todos os objetos de suporte à aprendizagem produzidos, a partir do uso das tecnologias digitais, as quais auxiliam o processo de ensino aprendizagem. No “Prazer, Ciência!”, discutimos aspectos científicos atuais, além de trazer outra perspectiva sobre o que é a concepção de ciência, desviando da visão eurocêntrica e machista predominante na sociedade atual. Assim, nosso podcast contempla dois vieses, que nós denominamos lados: o “Lado A”, o qual apresenta a participação feminina na história da ciência, e o “Lado B”, em que conversamos a respeito dos aspectos científicos envolvendo a pandemia da Covid-19.


O que é um podcast?

Com o compartilhamento de imagens
paradas através da Internet no início dos anos 2000,
em seguida, de imagens em movimento, o futuro da
transmissão de informações por áudio se tornou cada vez mais incerto. Em pouco tempo, a tecnologia digital evoluiu de uma forma exponencial e assustadora; entretanto, à medida que evoluía ela
também demandou maior consumo de dados. Assim,
o recurso utilizado para auxiliar esse processo foi
a simplicidade do rádio, adaptado ao novo
comportamento da audiência e, em 2004, surgiu
então o podcast.

Prazer, Ciência!
O que é?



Criado em meados de 2021, tem, como
principal objetivo, provocar a mudança, apresentando uma
nova visão do que é a Ciência, mostrando-a de maneira mais diversificada, real e contra o machismo, eurocentrismo científico
e negacionismo, que prejudica nossa sociedade com eventos antivacina
e ações contra as medidas de proteção pessoal indicadas pela OMS, por exemplo. Para tal objetivo, trazemos vários convidados para conversar acerca de diversos temas importantes, como a participação
feminina ao longo de toda a História da Ciência
(episódios do Lado A) e também temas relacionados
à pandemia da Covid-19 (episódios do Lado B).



O que é ciência?
Quando pensamos em ciência, pensamos em laboratório, experimento...
Isso também é ciência, mas a ciência não é só isso.
1. conhecimento atento e aprofundado de algo.
2. corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.
Fonte: Oxford Languages
Ciência não é apenas uma área como a
“Ciências da Natureza”.

A ciência é humana, é política, é exata, a ciência abrange muitas coisas. Mas é muito importante ter em mente que a ciência não é uma verdade absoluta e imutável, nem uma linha homogênea de conhecimento, tão pouco construída por uma única mente isolada.
Ciência se faz através de um processo
de construção em contínuo avanço e descobertas,
fundamentada por pesquisas e testes, edificada por uma comunidade científica, na qual muitas mentes trabalham juntas, a fim de encontrar respostas racionais que possam ser justificadas e replicadas por meio
de estudos concretos.


LADO A - Mulheres na Ciência
Para responder essa questão, a professora Bruna Fary (pesquisadora na área de Filosofia e Sociologia da Química, Química e Gênero, e Estudos Culturais) fez uma análise e recorte histórico sobre qual é o papel da mulher na sociedade e na comunidade científica.
Quer escutar o episódio inteiro?
Clique na imagem

.png)
Onde
elas
estão??
Historicamente, a ciência sempre foi vista como uma atividade realizada por homens e, foi somente após a segunda metade do século XX, que começaram a ocorrer mudanças nesse quadro. Intuitivamente, além da maioria das pessoas pensarem que a ciência é feita por homens, também acreditam que só existe Ciência na Europa. Vivemos em um colonialismo e eurocentrismo científico, em um cenário no qual a Ciência, em outras culturas, etnias, gêneros e continentes, é desconsiderada e desvalorizada, de forma que, apenas a europeia branca e masculina é considerada válida e correta.


E agora?


A ciência é machista??

Para combater essa visão, 12 dos 14
convidados do “Prazer, Ciência”, em 2021,
foram mulheres, cientistas, brasileiras de diversas etnias,
características e regiões do Brasil, enfatizando que
a Ciência é diversa e não-padronizada. Só precisa
ser valorizada, incentivada e respeitada.

Jaqueline Goes de Jesus
Como falar de cientistas brasileiras da atualidade sem mencionar Jaqueline Goes? Uma mulher extraordinária que foi homenageada com uma boneca sua da Barbie pela Mattel, isso devido ao fato de ela ter sido o único indivíduo cientista no mundo a sequenciar o genoma da Covid-19 em tempo recorde de extraordinárias 48 horas. Mas e você, caro leitor, já conhecia Jaqueline Goes? Você pode conhece-la, entre tantas outras cientistas brasileiras que continuam fazendo história aqui e ao redor do mundo, em nosso episódio sobre as Cientistas Brasileiras.
.png)
Bárbara Carine
.png)
Fonte: Acervo pessoal
Barbara Carine é uma das cientistas incríveis que temos hoje em nosso país. Ela é professora, empresária, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química, idealizadora da Escolinha Maria Felipa e escritora de cinco livros. Em seu trabalho, ela vem descolonizando os saberes científicos e históricos através da afroperspectiva. Dessa forma, publicou os seus livros que precisam ser lidos por você, como por exemplo: “Descolonizando_Saberes. Mulheres Negras na Ciência”.
As Cientistas Brasileiras
É incontestável que a Ciência brasileira é um forte expoente mundial, com inúmeros profissionais excelentes que só precisam ser valorizados e reconhecidos. Atualmente, várias cientistas brasileiras possuem imenso prestígio e reconhecimento internacional, mas será que você as conhece? Esse é o assunto de um dos nossos episódios do programa, no qual tivemos a honra de contar com a participação da Professora Mestra Eliane Seixas, e conversamos sobre diversas cientistas incríveis do nosso país, como Joana D’Arc Felix, Viviane dos Santos Barbosa, Barbara Carine e Jaqueline Goes.
Quer escutar o episódio inteiro? Clique na imagem

.png)



Nuccia de Cicco
Outra cientista incrível que temos no país se chama Nuccia de Cicco. Carioca, bióloga, PhD em bioquímica, escritora e professora: Nuccia conta, neste episódio, sobre seus livros e também sobre como perdeu totalmente sua audição e as formas de comunicação dentro da Ciência. Em biologia, estudamos e aclamamos a diversidade (de plantas e animais), mas quando se trata da diversidade humana, esse cenário muda. Para acompanhar essa conversa, contamos ainda com a intérprete de libras, Professora Doutora Bia Crittelli.
Quer escutar o episódio inteiro?
Clique na imagem

.png)
Quer escutar o episódio inteiro?
Um pouco mais sobre as mulheres na ciência
As cientistas do Sec XX. Quantas você conhece? Existem tantas que foram precisos três episódios para falar de algumas delas. Neste, falamos sobre a fantástica Alice Ball e sobre a Dra Nair da França, a primeira química da Bahia. O episódio ficou tão bom que teve até a participação de uma deusa: Kananda Eller, a Deusa Cientista. Sim, God is a woman. Ela conheceu a Dra Nair e contou um pouco sobre quem ela foi e como foi esse encontro.
Marie Anne Lavoisier! Tenho certeza que você já ouviu esse sobrenome em algum momento e já respondendo sua pergunta: Sim! Marie Anne foi esposa do famoso Antoine Lavoisier, considerado como “Pai da Química”. Eles viveram no período da Revolução Francesa, portanto a professora de história Maiara Nascimento nos mostra o porquê Lavoisier foi guilhotinado. Mas você sabia que Marie Anne foi essencial para o desenvolvimento da Ciência, até mesmo para a descoberta do oxigênio?
Marie Curie. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Nobel, não satisfeita ganhou dois e é a única pessoa da história até hoje a possuir dois prêmios Nobel em áreas distintas da Ciência. Marie descobriu a radioatividade e os elementos rádio e polônio. Não só ela ganhou um Nobel, como também seu marido e sua filha. Conheça essa história contada por Allan Rodrigues, professor extremamente apaixonado pela história e que já fez um tour por onde Marie morou, trabalhou e foi enterrada.

LADO B -A Pandemia da Covid-19
Esse tema tem dois pontos chaves para sua compreensão: “pandemia” e “covid-19”.

Você sabe o que é uma pandemia e sua magnitude?



Ou quais sãos aspectos científicos por trás dela?

Ou mais específico ainda:


Como apenas 12 letras foram capazes de mudar o modo de vida com o qual estávamos acostumados?
Esses questionamentos, entre outros, são respondidos em alguns dos episódios do “Prazer, Ciência!”, onde falamos sobre a origem dessa pandemia e os mistérios que envolvem um vírus tão pequeno.
A Ciência das vacinas
A melhor solução que temos para acabar com essa crise sanitária é através da vacinação. Mas afinal, você sabe o que são as vacinas e como elas funcionam? Para explicar os temas que tangem a vacinação, tivemos a participação de Putira Sacuena: biomédica pela UFPA, com experiência na área de genética, atua em estudos epidemiológicos e genéticos de populações indígenas, quilombolas e ribeiras. Este é o segundo episódio sobre o processo de vacinação, em que discutimos sobre os efeitos colaterais e a famigerada terceira dose.
Quer escutar o episódio inteiro? Clique na imagem

.png)
Sabões e detergentes contra a Covid-19


Por que eles protegem tanto?



O “Prazer, Ciência!” está disponível em 8 plataformas de streaming (Spotify, Amazon Music, Apple Podcast, Google Podcasts, Deezer, Pocket Casts, RadioPublic e Breaker).

@prazer.ciência

@prazer.ciência

@prazer.ciência

Curadoria
Responsável:
Léo Machado Dias
Supervisão:
Sonia Regina A. Nogueira de Sá
Revisão:
Fernanda Serpa Cardoso
Ursulla Herdy Gomes de Souza
Arte de Abertura:
Ailana de Sousa Bezerra
Aprovado por:
Natany Dayani de Souza Assai
Está gostando da Mostra Científica?
Então, divulgue para
seus amigos, familiares e professores

I Mostra Científica Virtual
DIECI UFF
TODOS PODEM ACESSAR NOSSO SITE!