

O USO DE JOGOS DIGITAIS
NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UMA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA DOS CENTROS HISTÓRICOS TOMBADOS DO TOCANTINS
Expositores


Flávio Barbosa de Albernaz
Regina Celia Padovan
Licenciado em História e Mestrando
do curso Profissional de História das
Populações Amazônicas
Doutora em Educação e Professora
do curso de Mestrado Profissional
em História das Populações Amazônicas
Universidade Federal do Tocantins
Projeto: O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CENTROS HISTÓRICOS TOMBADOS DO TOCANTINS
Apresentamos nesta exposição o resultado de um trabalho de construção de maquetes dos centros históricos tombados do Tocantins, utilizando jogos digitais como Minecraft e similares, realizado com alunos do 7° ano, de um colégio confessional de Palmas (TO). O trabalho é fruto da pesquisa em andamento no PPG Hispam-UFT intitulada "O uso de jogos digitais no ensino de história: uma aprendizagem significativa dos centros históricos tombados do Tocantins", que visa conhecer as possibilidades significativas no processo de ensino-aprendizagem em história patrimonial através de jogos digitais.
Para saber mais sobre esse projeto, assista o vídeo.

OS JOGOS (GAMES) NO PROCESSO DE
ENSINO E APRENDIZAGEM
A sociedade contemporânea parece ter se esquecido de como se divertir em um mundo globalizado que exige tanto dos nossos costumes e acaba não dando importância para algo que é tão primitivo para humanidade e seguramente essencial para o nosso desenvolvimento.

https://www.researchgate.n:et/figure/Johan-Huizinga-1872-1945-Photo-Algemeen-Dagblad_fig1_293049496

De acordo com o historiador holandês JOHAN HUIZINGA, autor do livro HOMO LUDENS, há o potencial dos jogos digitais possibilitarem o aprendizado das "novas gerações" em níveis ainda desconhecidos pelos educadores.
Complementando a ideia, o escritor estadunidense Marc Prensky, autor do livro APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS criou o termo "nativos digitais" que designa aqueles que nasceram e cresceram em meio às diversas tecnologias digitais de informação e comunicação.


Tocantins: um pouco de história

Pelo
artigo 13
do Ato das
Disposições
Constitucionais
Transitórias da
Constituição, em 05 de outubro de 1988, nasceu o Estado do Tocantins.
No dia 5 de outubro de 1989,
foi promulgada a primeira
Constituição do Estado, feita nos moldes da Constituição Federal. Foram criados mais 44 municípios além dos 79
já existentes. Atualmente o Estado
possui 139 municípios.
Fonte:http://www.togov braductocantins historia/bhww3


O Tocantins
é o mais jovem estado do Brasil.
NATIVIDADE (TO)

Surgiu com a expansão da mineração para o Centro-Oeste, um dos primeiros arraiais da Capitania de Goiás, na região que é, atualmente, o Estado de Tocantins. A estrutura urbana do conjunto histórico e paisagístico de Natividade, patrimônio nacional tombado em 1987, é um estilo colonial implantado no sopé da serra, com casario sem grandiosidade, integrado aos edifícios religiosos, mas diferenciados.
Fica na região turística de Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, a 218 km da capital, Palmas.
Igreja do Rosário dos Pretos – Natividade (TO)
A Igreja do Rosário dos Pretos de Natividade foi construída pelos escravos toda em pedra, possui arcos da entrada central em grandes tijolos especiais da época. Obra de admirável arquitetura, ficou inacabada. "Superaria as demais igrejas da capitania do Norte de Goiás se tivesse sido terminada", escreveu o visitante Pohl, em 1819.



Fonte: Acervo do autor.
Igreja de São Benedito – Natividade (TO)


A Igreja de São Benedito de Natividade possui características coloniais, conserva o sino original e a estrutura do primeiro altar. É possível que tenha sido construída nas primeiras décadas do séc. XVIII. A igreja possui fachada simples com um óculo e porta principal ladeada por duas janelas, edificada em alvenaria de pedra, a Igreja de São Benedito tem suas paredes construídas, parte em taipa de pilão, parte em pedra e barro.

Fonte: Acervo do autor.
Igreja da Matriz – Natividade (TO)
Datada de 1759, a igreja de arquitetura simples, mas rica em história, sofreu algumas alterações no seu interior e fachada, possui dois sinos em bronze, datados de 1858. Tem em seu altar barroco a imagem de Nossa Senhora da Natividade, santa padroeira do Estado do Tocantins. E a fonte da vida nativitana, demonstrativo da fé e religiosidade de seu povo.



Fonte: Acervo do autor.
Fonte: Acervo do autor.
Fonte: Acervo do autor.
Fonte: Acervo do autor.
O município de Porto Nacional, a 52 km de Palmas, é tido como um berço da cultura do Tocantins.
A história de Porto Nacional (TO) está ligada à navegação pelo Rio Tocantins e à extração de ouro que trouxe muitos garimpeiros.
Os nomes atribuídos à cidade estão relacionados com a situação política vigente no país: Porto Real, quando era Brasil-reino; Porto Imperial, na época do Império e finalmente Porto Nacional, após a proclamação da república.
Casa Amália Hermano

Amália Hermano Teixeira nasceu em Natividade, estado de Goiás, em 23 de setembro de 1916. Professora, advogada, jornalista, historiadora, geógrafa, conservacionista, botânica e principalmente amante da natureza. Publicou mais de 100 trabalhos. Por muitos anos dedicou-se à escrita de seu livro sobre a história de Goiás que só foi publicado postumamente. O referido estudo durou quatro décadas e a intenção de Amália era reunir os subsídios coletados em um livro, o que não foi possível por conta de seu falecimento em 28 de abril de 1991.
Em maio de 2008, com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Natividade recebe mais uma obra, a Casa de Cultura Amália Hermano Teixeira.


A obra na Casa de Cultura, onde foi investido o valor de R$ 134.067,88 e envolveu a recuperação estrutural de alvenarias, de madeira e do entalhamento, além das esquadrias, novo piso e revestimento de paredes internas e externas.

No questionário a seguir, estão presentes algumas respostas de um dos alunos do colégio, a respeito de jogos digitais.


Fonte: Acervo do autor.
Porto Nacional (TO)
.jpg)

Em 1723 Bartolomeu Bueno da Silva anunciou a descoberta de ouro na região e, com o início da exploração desse minério surgiram vários povoados, entre eles Porto Real (atual Porto Nacional), em 1738.

Catedral Nossa Senhora das Mercês
Situada nas proximidades da margem direita do Rio Tocantins, no mesmo local da antiga capela de Nossa Sra. das Mercês, essa obra monumental foi iniciada em 1894 e concluída em 1904. Representa a Ordem Dominicana em Porto Nacional, projetada em pedra e tijolos no estilo românico de Toulouse, França (região de origem dos freis construtores). A maioria das suas imagens sacras foram trazidas da França (como o primeiro sino de bronze) e de Belém do Pará.
.jpeg)
Coreto na praça das Mercês
Em 1948 foi construído, na praça do centro histórico, um coreto. Mais tarde essa edificação viria a adquirir uma valorização significativa por parte dos moradores locais, sendo utilizada como local para venda de artesanato e palco de manifestações culturais e religiosas.

Praça das Mercês ainda com Coreto, por volta da década de quarenta.
Essa construção e outras foram demolidas em 2001, em virtude das medidas mitigadoras pactuadas entre a Prefeitura e a empresa responsável pela formação do lago, em função da barragem da usina hidrelétrica de Lajeado (TO).

Praça das Mercês nos dias atuais, após a demolição do Coreto em 2001.

Para saber mais sobre o Coreto da Praça das Mercês, ouça:
Fonte: Acervo do autor.
No questionário a seguir, estão presentes algumas respostas de um dos alunos do colégio, a respeito de jogos digitais.

Fonte: Acervo do autor.
Se você é professor e deseja saber mais sobre a Formação Continuada e Ensino de História através de Jogos Digitais, entre em contato. Já se deseja saber mais sobre nossa exposição, não deixe de assistir a Live!!!


Curadoria
Responsável:
Evelyn Carmelino dos Santos
Supervisão:
Sonia Regina A. Nogueira de Sá
Revisão:
Fernanda Serpa Cardoso
Ursulla Herdy Gomes de Souza
Arte de Abertura:
Ailana de Sousa Bezerra
Aprovado por:
Regina Célia Padovan
Está gostando da Mostra Científica?
Então, divulgue para
seus amigos, familiares e professores

I Mostra Científica Virtual
DIECI UFF
TODOS PODEM ACESSAR NOSSO SITE!
Está gostando da Mostra Científica?
Então, divulgue para
seus amigos, familiares e professores.

I Mostra Científica Virtual
DIECI UFF
TODOS PODEM ACESSAR NOSSO SITE!
